3 e 4 de Outubro • ACIC • Criciúma

  • Comportamento humano pauta segundo dia da ExpoMais

    Comportamento humano pauta segundo dia da ExpoMais

    04/10/2023

    Um turbilhão de conhecimentos, reflexões, provocações, insights, conexões, conceitos e práticas que perpassam os eixos do Marketing, da Administração, da Inovação e da Sinergia, a sétima edição da ExpoMais foi encerrada nesta quarta-feira, 4, com a realização de diversas atividades na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

    No segundo dia do evento, o comportamento humano esteve no centro das discussões. Em sua palestra, o neurocientista e futurista Álvaro Machado Dias falou sobre a era da metamodernidade. “Trata-se da transformação de mentalidade que vem acontecendo no mundo a partir do desenvolvimento e proliferação da inteligência artificial generativa”, explica o palestrante.

    “A internet trouxe uma transformação poderosa e uma explosão de informações, que teve entre as consequências fundamentais desenvolver estratégias para encontrar essas informações. O botão de ‘like’ tem sido um determinador do comportamento humano. A inovação que mudou a nossa forma de nos comportar abre uma nova era. E as psicotecnologias, as tecnologias voltadas à mente, ganham cada vez mais espaço”, acrescenta. 

    Dividida em duas partes, a apresentação de Álvaro Machado Dias também envolveu o funcionamento do cérebro quando é preciso tomar decisões. “Tendemos às estratégias simplificadas, eliminando o que não interessa e valorizando o que mais se destaca para escolher”, pontuou.

    Diferenças entre gerações

    Pesquisador das novas gerações, o doutor em Comunicação Dado Schneider também fez referências às mudanças geradas pela internet, na última palestra da sétima edição. 

    “A internet trouxe infinitas formas de aprender, em geral, muito mais interessantes. E a gente passou a ter jovem jovem, jovem velho, velho velho e velho jovem. Não é mais a idade cronológica que conta e sim a postura diante das mudanças e a capacidade de se adaptar às novas tecnologias”, considera.

    Essas diferenças entre gerações igualmente impactam o comportamento do cliente e as estratégias de venda. “Vivemos uma nova realidade, muito mais complexa e exigente. Na era dos escaláveis, negócios evaporam e vamos ter que encarar situações inimagináveis”, salienta Schneider.

    Workshops e painel

    O último dia da ExpoMais 2023 foi aberto com os workshops “Criatividade aplicada à resolução de problemas”, ministrado pelo professor Diego Piovesan, e “Inovação na prática para empresas de micro e pequeno porte”, conduzido por Marcus Rocha, gerente de Inovação e Startups no Sebrae Santa Catarina. Também foi realizado o painel “A transformação digital é a chave para negócios inovadores", além de momentos de networking, como o happy hour de encerramento.

    Oitava edição

    “Depois de toda evolução dos últimos anos e de todo o sucesso que foi a sétima edição, um evento grandioso, é com muita alegria que anunciamos: teremos a oitava edição da ExpoMais. Será nos dias 16 e 17 de outubro de 2024 e já estamos convidando todos vocês a fazerem parte”, declarou o presidente da Acic, Valcir José Zanette, ao confirmar a realização do evento no próximo ano.

    A entidade é uma das cocriadoras da ExpoMais, junto com Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai e Unesc.

     

    Andréia Limas
    Deize Felisberto
    Assessoria de Imprensa ExpoMais

Galeria