Memória afetiva: ferramenta estratégica para gerar conexões duradouras
ExpoMais provoca reflexão sobre ambientes de trabalho saudáveis e futuro sustentável
Compartilhe:
29/09/2025
Entre números, prazos e metas, o cuidado com as pessoas e com o planeta ganhou espaço na ExpoMais. Profissionais e visitantes foram convidados a pensar em como o equilíbrio emocional e a sustentabilidade podem caminhar lado a lado, mostrando que é possível unir bem-estar, produtividade e responsabilidade social em cada decisão tomada dentro e fora das empresas.
A psicóloga e mestre em Psicologia Organizacional Daniela Zanatta foi uma das convidadas do ExpoIdeas, espaço de troca de experiências da ExpoMais. Na palestra “Produtividade e Saúde Mental: o equilíbrio entre resultado e bem-estar”, ela abordou os desafios enfrentados por profissionais e empresas na construção de ambientes de trabalho saudáveis.
Segundo Daniela, a ansiedade já é a terceira causa de afastamento de pessoas do trabalho e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tende a se tornar a primeira até 2030. Para ela, mais do que números alarmantes, esse cenário representa uma oportunidade para empresas, líderes e profissionais de RH criarem ambientes de acolhimento.
“A pergunta que norteia o meu trabalho é: como a gente faz para construir ambientes de trabalho cada vez mais seguros e saudáveis?”, destacou em sua fala.
A psicóloga reforçou que o trabalho pode ser um elemento protetivo na vida das pessoas e que saúde mental está ligada à forma como lidamos com as emoções e mudanças ao longo do dia. “Assim como desenvolvemos competências técnicas e profissionais ao longo da vida, também podemos aprender e desenvolver recursos para lidar melhor com os fatores estressores”, completou.
Cadeia produtiva mais sustentável
No ExpoIdeas, o engenheiro químico Felipe Domingues apresentou a palestra “Sustentabilidade de Ponta a Ponta: Conectando Setores, Gerando Valor”. Com MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Poli-USP, especialização em Polímeros pelo IMA-UFRJ e atualmente cursando Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Felipe compartilhou sua experiência e visão sobre como integrar diferentes setores em prol da inovação sustentável.
Ele apresentou reflexões sobre os processos da cadeia de suprimentos, destacando casos práticos e a importância de tornar cada etapa mais eficiente e sustentável. Em sua apresentação, Domingues provocou os participantes a refletirem sobre o impacto de suas escolhas e sobre como cada setor pode contribuir para garantir um futuro mais equilibrado para o planeta.