Inicia a venda do segundo lote de ingressos para a ExpoMais
Quando os problemas se tornam oportunidades de negócios?
Compartilhe:
11/10/2023
Embora com temáticas diferentes, os dois workshops realizados na sétima edição da ExpoMais, ocorrida na última semana na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), tiveram pontos convergentes. Entre eles, a abordagem de como desafios e dificuldades enfrentados por empresas e profissionais podem se converter em oportunidades de negócios.
“Muita gente acha que a inovação vai cair do céu e não poderia estar mais errado. São os problemas reais, relevantes, que podem representar novas oportunidades de negócios, ou seja, o desenvolvimento de inovações”, afirma o gerente de Inovação e Startups no Sebrae Santa Catarina, Marcus Rocha, que atuou como facilitador no workshop "Inovação na prática para empresas de micro e pequeno porte”.
Ele explica que a inovação começa com um problema muito bem identificado, passa pela validação, antes de se buscar uma solução que possa ser explorada. E onde estão os desafios que podem levar ao desenvolvimento de inovações?
Segundo Marcus Rocha, no uso inesperado de um produto, em incongruências ou inconsistências, em produtos, serviços ou processos ineficientes e em mudanças, sejam elas de setores econômicos, mercados ou cultura, demográficas, de percepção de produtos e serviços ou geradas por novos conhecimentos científicos, técnicos ou sociais.
Criatividade
Para o facilitador, vem da criatividade a forma inovadora de resolver os problemas, tema abordado no outro workshop da ExpoMais, conduzido por Diego Piovesan, que ressalta a importância de as organizações incentivarem a mentalidade criativa.
“Quando falamos em criatividade, não estamos falando apenas de uma expressão artística e sim de resolução de problemas, nessa abertura que temos para fortalecer e otimizar os processos dentro daquele ambiente”, aponta Piovesan.
“Criatividade é a inteligência se divertindo. O que constitui a nossa inteligência é o repertório, as vivências, a conexão com outras pessoas. Isso potencializa a capacidade de resolver problemas dentro da organização. Se não incentivamos a criatividade, ela vai atrofiar. O treino é o trabalho do dia a dia, a percepção, a expansão enquanto pessoas, para transformar o meio em que estamos envolvidos”, acrescenta.
De acordo com ele, analisar o problema sob diferentes óticas, trazendo novos olhares, amplia as possibilidades para resolução. “Promova questionamentos, exercícios criativos. Toda necessidade é um convite para ser mais criativo”, entende.
Para Piovesan, criatividade está alinhada à transformação e requer competências como curiosidade, capacidade de percepção, perseverança, autoconfiança, humildade e discernimento.
Ferramentas e provocações
Durante o workshop, o professor ainda indicou ferramentas – a metodologia Scamper, uma abordagem que permite às empresas criar, aprimorar e desenvolver produtos e serviços, e o Radar de Soluções, desenvolvida através da Metoludi, da qual é gestor estratégico criativo.
Além disso, lançou provocações aos participantes: ter momentos na empresa para treinar o potencial criativo da equipe; colocar as ideias no papel e discuti-las com o grupo; lembrar-se que negócios são feitos de pessoas para pessoas; criar ambientes de diálogo e troca de ideias; potencializar a segurança das ideias dos colaboradores; estimular a diversidade, tendo olhares múltiplos para o mesmo problema; disponibilizar ferramentas e programas necessários para impulsionar a criatividade.
Edição 2024
Inovação é um dos eixos principais da ExpoMais, junto com Marketing, Administração e Sinergia. Cocriado por Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai e Unesc, o evento já tem data para retornar. A oitava edição ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro de 2024.
Andréia Limas
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa ExpoMais